Mala de mão em excesso poderá ser barrada em voos domésticos Desde que foi autorizada a cobrança de despacho de bagagens em voos domésticos, as companhias aéreas nacionais vêm se queixando dos transtornos causados por passageiros que exageram no tamanho da mala a bordo. Esse desconforto, porém, pode estar com os dias contados.A Abear, associação que defende os interesse das principais empresas da aviação comercial no Brasil, vai começar a fiscalizar, a partir de amanhã, as malas com as quais os passageiros embarcarão. O monitoramento acontecerá antes mesmo da etapa do raio-X.Em cada aeroporto haverá um período de duas semanas de caráter estritamente educativo, informando os passageiros sobre as medidas das bagagens de mão. Já a partir de maio, as malas fora do padrão precisarão ser despachadas nos balcões de check-in das companhias aéreas, estando sujeitos a cobranças de acordo com o tipo de franquia contratado para a viagem.No total, 15 aeroportos brasileiros participam desta iniciativa (veja na lista a seguir). Na fase de implementação, foram divididos três grupos com início entre os dias 10 e 24 de abril.A Abear segue os padrões da Iata em relação à bagagem a bordo, que exigem a medida máxima de 55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade.AEROPORTOS E DATAS DE INÍCIO10 de abril: Aeroporto de Brasília; Aeroporto de Curitiba, Aeroporto de Campinas-SP, Aeroporto de Natal*Período de orientação ao passageiro: até 24 de abril*Início da triagem: 25 de abril17 de abril: Aeroporto de Confins (Belo Horizonte), Aeroporto de Fortaleza, Aeroporto do Recife, Aeroporto de Salvador, Aeroporto de Belém*Período de orientação ao passageiro: até 1º de maio*Início da triagem: 2 de maio24 de abril: Aeroporto de Goiânia, Aeroporto de Porto Alegre, Aeroportos de Congonhas e Guarulhos (São Paulo), Aeroportos Galeão e Santos Dumont (Rio de Janeiro)*Período de orientação ao passageiro: até 12 de maio*Início da triagem: 13 de maio
Mala de mão em excesso poderá ser barrada em voos domésticos Desde que foi autorizada a cobrança de despacho de bagagens em voos domésticos, as companhias aéreas nacionais vêm se queixando dos transtornos causados por passageiros que exageram no tamanho da mala a bordo. Esse desconforto, porém, pode estar com os dias contados.A Abear, associação que defende os interesse das principais empresas da aviação comercial no Brasil, vai começar a fiscalizar, a partir de amanhã, as malas com as quais os passageiros embarcarão. O monitoramento acontecerá antes mesmo da etapa do raio-X.Em cada aeroporto haverá um período de duas semanas de caráter estritamente educativo, informando os passageiros sobre as medidas das bagagens de mão. Já a partir de maio, as malas fora do padrão precisarão ser despachadas nos balcões de check-in das companhias aéreas, estando sujeitos a cobranças de acordo com o tipo de franquia contratado para a viagem.No total, 15 aeroportos brasileiros participam desta iniciativa (veja na lista a seguir). Na fase de implementação, foram divididos três grupos com início entre os dias 10 e 24 de abril.A Abear segue os padrões da Iata em relação à bagagem a bordo, que exigem a medida máxima de 55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade.AEROPORTOS E DATAS DE INÍCIO10 de abril: Aeroporto de Brasília; Aeroporto de Curitiba, Aeroporto de Campinas-SP, Aeroporto de Natal*Período de orientação ao passageiro: até 24 de abril*Início da triagem: 25 de abril17 de abril: Aeroporto de Confins (Belo Horizonte), Aeroporto de Fortaleza, Aeroporto do Recife, Aeroporto de Salvador, Aeroporto de Belém*Período de orientação ao passageiro: até 1º de maio*Início da triagem: 2 de maio24 de abril: Aeroporto de Goiânia, Aeroporto de Porto Alegre, Aeroportos de Congonhas e Guarulhos (São Paulo), Aeroportos Galeão e Santos Dumont (Rio de Janeiro)*Período de orientação ao passageiro: até 12 de maio*Início da triagem: 13 de maio